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Saúde

5 hábitos saudáveis para manter depois dos 60 anos

Conservar um cotidiano com mais saúde está além de não ter alguma doença. Estar saudável inclui três esferas, que são: físico, emocional e social. Para atender essas áreas, conheça 5 hábitos saudáveis para manter depois dos 60 anos.

Conservar um cotidiano com mais saúde está além de não ter alguma doença. Estar saudável inclui três esferas, que são: físico, emocional e social. Para atender essas áreas, conheça 5 hábitos saudáveis para manter depois dos 60 anos.

É importante também visitar o médico e fazer os exames de rotina. Porém, ter dias mais divertidos influencia muito no bem-estar na maturidade. Confira como levar a terceira idade de forma leve e alegre.

5 hábitos saudáveis para manter depois dos 60 anos

Cuidar de si mesmo é o primeiro passo para ter mais independência e manter a felicidade depois dos 60 anos. Veja como isso pode ser feito.

1- Ter uma rotina agradável

Algumas pessoas acreditam ter uma rotina é monótono. Porém, ter uma sequência de atividades é muito saudável e ajuda a agilizar processos. Durante a semana, uma ideia é marcar encontros com amigos ou grupos que participa.

Por exemplo, todas as quartas-feiras será o dia de ir à dança de salão. Ou todo sábado é reservado para ir ao grupo religioso. Além de ter horários fixos no decorrer do dia. Isso faz com que a semana seja mais tranquila e divertida. Assim, é possível evitar a ansiedade por não saber o que será feito depois ou ter a impressão de dias vazios.

2- Manter uma boa alimentação

Além de cuidar da dinâmica diária, é necessário estar atento aos alimentos consumidos. O ideal é consultar um nutricionista que indicará o que deve ser acrescentado à dieta.

Entretanto, a regra para ter uma boa alimentação é simples. Basta ter um cardápio variado, com muitas verduras, frutas e legumes. Enquanto isso, também é importante consumir menos alimentos processados e industrializados.

3- Dormir bem à noite

Para acabar com a insônia, que é muito comum depois dos 60 anos, é preciso tomar alguns cuidados. Entre as medidas para dormir bem estão: desligar a televisão ao menos 30 minutos antes de dormir, evitar café e bebidas energéticas à noite e ter um quarto climatizado e escuro.

Caso os problemas com a falta de sono forem persistentes, é preciso de utilizar algumas receitas para ajudar, como chá de camomila ou suco de maracujá. Além disso, os suplementos naturais contra a insônia são ótimos para essa dificuldade. Eles atuam relaxando o corpo e proporcionando uma sensação de calma. Tudo isso sem causar dependência ou prejudicar à saúde.

4- Fazer planos para o futuro

Fazer planos é uma forma de estimular a mente a ficar mais ativa. Com sonhos e metas, é fácil ter uma visão positiva do futuro. Com mais tempo disponível há muito para fazer depois dos 60 anos.

Alguns exemplos são: planejar uma visita aos familiares distantes, fazer uma viagem para um local novo, aprender uma nova atividade, praticar um hobby, entrar na aula de dança, ir ao cinema com mais frequência etc. O importante é ter atividades estimulantes para fazer durante os próximos meses.

5- Praticar atividades físicas

Fazer exercícios físicos não consiste apenas em ir à academia e praticar musculação. Essa é uma alternativa, caso seja uma preferência pessoal. Porém, existem diversas atividades físicas que podem ser adotadas na maturidade.

Entre as práticas possíveis estão: esportes, dança, pilates, hidroginástica, corrida, caminhada, ciclismo, alongamento, ginástica, entre outras. O recomendado pelos médicos é fazer ao menos 150 minutos semanalmente, o que equivale a meia-hora de segunda a sexta-feira.

Com esses 5 hábitos saudáveis para manter depois dos 60 anos será muito mais fácil ter uma vida alegre, ativa e estimulante depois da aposentadoria. Coloque essas dicas em prática e verá a diferença em seus dias.

Gostou do artigo? Então deixe nos comentários outras atividades que são ótimas para fazer depois dos 60 anos.

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