Scroll Top

Qualidade de Vida

Aprenda a envelhecer com mais saúde e qualidade de vida

É um desejo natural querer envelhecer com mais saúde e qualidade de vida. Porém, nem todas as pessoas sabem o que fazer para conseguir isso. Veja dicas para passar dos 60 com mais disposição física e mental. Quanto mais cedo [...]

É um desejo natural querer envelhecer com mais saúde e qualidade de vida. Porém, nem todas as pessoas sabem o que fazer para conseguir isso. Veja dicas para passar dos 60 com mais disposição física e mental.

Quanto mais cedo começarem os cuidados com a saúde, mais fácil será para ter bem-estar com o passar dos anos. Entenda melhor sobre envelhecimento saudável e aproveite mais seus dias.

O que a ciência diz sobre envelhecer com mais saúde?

Pesquisadores da Noruega, da Universidade de Oslo, realizaram um estudo interessante em 2015. A pesquisa foi realizada com 6 mil noruegueses com idade entre 68 e 77 anos. Segundo eles, quem pratica atividades físicas tende a viver 5 anos mais do que os sedentários.

Foi constatado que os exercícios físicos eram tão eficazes que se comparam a parar com o vício em nicotina. Porém, não é preciso ser um esportista profissional para conseguir esses benefícios.

Reservar apenas 3 horas de práticas físicas por semana ajuda a viver pelo menos 5 anos mais. Além disso, pode ser feito em qualquer intensidade, seja baixa, moderada ou alta. O mais importante é estar ativo.

Essa frequência pode ser distribuída em 30 minutos diários, por exemplo. Ainda de acordo com a pesquisa, não há um exercício melhor que outro. O que vale é movimentar o corpo conforme o gosto e habilidade pessoal.

O que fazer para envelhecer com mais saúde e qualidade de vida?

Segundo o Ministério da Saúde, é fundamental compreender o indivíduo de uma maneira global. Ou seja, cuidar dos aspectos físicos, emocionais e sociais. Por isso, ser saudável também está relacionado a ter mais bem-estar, melhorando o humor e manter pensamentos sadios.

Para envelhecer com mais saúde é preciso olhar para todas as áreas da sua vida. Veja como cuidar de si mesmo de maneira integral.

Realize atividades físicas

Como a pesquisa norueguesa indicou, os exercícios físicos garantem mais tempo de vida. Além disso, as atividades também ajudam a ter mais independência, preservar a cognição, fortalecer músculos, ossos e articulações, além de prevenir diversas doenças como hipertensão, colesterol  alto e diabetes.

Tenha uma alimentação balanceada

Consuma mais alimentos orgânicos e evite os que são industrializados. As comidas processadas possuem alto teor de sódio e outros aditivos químicos que podem ser prejudiciais com o decorrer do tempo. Mantenha uma rotina de alimentação e não pule nenhuma refeição. Para um melhor aproveitamento, confira as opções de cardápio com seu nutricionista.

Esteja perto dos amigos e da família

A interação social também é caracterizada como um aspecto da saúde. Sendo assim, esteja próximo às pessoas que são queridas. Essa atitude simples pode prevenir o aparecimento de depressão devido à solidão ou isolamento.

Mantenha os exames e vacinas em dia


Verifique se está com a vacinação em dia e procure realizar check up de rotina todos os anos. Assim, é mais fácil evitar o aparecimento de doenças ou tratar logo no começo, antes que ela possa evoluir.

Tenha um período para sua diversão

Para evitar o estresse e a ansiedade, é fundamental ter momentos de lazer em seus dias. Isso ajuda a ter mais equilíbrio emocional e a manter a mente mais tranquila. Também separe um horário para repousar, além do momento do sono.

Com essas práticas é possível envelhecer com mais saúde e qualidade de vida. Não deixe para depois e invista em ter uma velhice tranquila e saudável.

Para evitar o aparecimento de estresse, ansiedade, insônia e depressão, você pode utilizar um suplemento natural. Diferente dos remédios farmacêuticos, ele não apresenta químicas prejudiciais e é benéfico para a saúde. Confira!

Fique Atualizado!

Redação

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: