Scroll Top

Saúde

Como passar dos 60 anos com saúde e independência?

Ter uma vida mais saudável mesmo com o passar do tempo é uma escolha. Com algumas medidas simples o adulto consegue aumentar sua expectativa de vida. Então, descubra como passar dos 60 anos com saúde e independência.

Ter uma vida mais saudável mesmo com o passar do tempo é uma escolha. Com algumas medidas simples o adulto consegue aumentar sua expectativa de vida. Então, descubra como passar dos 60 anos com saúde e independência.

É necessário estar atento para o bem-estar de forma integral. Assim é possível alcançar a longevidade e a disposição tão desejadas na maturidade. Confira as dicas para permanecer ativo ao longo dos anos.

O que a ciência comprova sobre saúde e independência depois dos 60 anos?

Pesquisadores na Universidade de Oslo, na Noruega, concluíram algo interessante já em 2015. De acordo com os estudos foi confirmado que praticar atividades físicas pode fazer uma pessoa viver por mais 5 anos.

A pesquisa contou com cerca de 6 mil noruegueses, com idade entre 68 e 77 anos. Ao analisar o grupo foi constatado que adultos ativos conseguem aumentar sua expectativa de vida tendo mais saúde e independência.

A eficácia da prática de exercícios físicos após os 60 anos é tão efetiva que foi comparada com os benefícios de abandonar o vício de fumar. Além disso, a melhor parte é que os estudiosos avaliaram que não é necessário passar horas na academia para ter essas vantagens.

Os participantes com melhor desempenho praticavam ao menos 3 horas de atividades físicas, seja em intensidade baixa, moderada ou alta.  Logo, fazer 30 minutos por 6 dias na semana já é o suficiente para elevar a qualidade de vida e os anos vividos.

Como passar dos 60 anos com saúde e independência?

De acordo com o Ministério da Saúde, permanecer saudável está além de não ter doenças. Para ter um bem-estar integral é preciso preservar a saúde mental, emocional e física. Veja como manter essas áreas equilibradas após os 60 anos.

1- Pratique atividades físicas

Como foi comprovado cientificamente, os exercícios físicos ajudam na longevidade, além de melhorarem as capacidades cognitivas. Para isso basta fazer 180 minutos por semana. Se nunca fez atividades físicas, visite o clínico geral para conferir quais práticas podem ser feitas de acordo com o seu organismo.

2- Tenha uma boa alimentação

Os alimentos processados são ricos em sódio e aditivos químicos prejudiciais. Porém, comer bem não significa cortar as refeições saborosas. Pelo contrário, ter mais variedade com um prato colorido traz muito mais disposição e sabor para os dias.

3- Reserve um período para lazer e repouso

Para manter o equilíbrio emocional e a saúde mental é preciso ter momentos para a diversão e o descanso. Esse detalhe melhora o humor, proporciona mais energia e faz com que a semana seja mais divertida e produtiva.

4- Mantenha as vacinas em dia

Esse ponto muitas vezes é deixado de lado por preconceitos e tabus. Contudo, devido a mudanças ocorridas no sistema imunológico com os anos, é essencial seguir o calendário de vacinação indicado pelo médico.

5- Esteja perto da família e amigos

O isolamento social leva a problemas emocionais como a ansiedade e até mesmo a depressão. Para evitar isso, mantenha sua interação social com pessoas que ofereçam carinho e atenção mútua.

Com essas 5 dicas é fácil saber como passar dos 60 anos com saúde e independência. Além dessas medidas realize também os exames de rotina anuais. Com esses cuidados é possível amadurecer com tranquilidade, ânimo e felicidade.

A depressão, ansiedade e insônia afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Infelizmente, esses problemas costumam aparecer com frequência depois dos 60 anos. Para acabar com esses males, conheça o Triptopax.

Ele é um suplemento 100% natural contendo triptofano e vitamina B, que ajudam contra crises depressivas, insônia, estresse e ansiedade. Experimente Triptopax e tenha mais qualidade de vida.

Fique Atualizado!

Redação

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: