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Saúde

Por que fazer exercícios físicos na terceira idade?

Caminhadas, natação, pilates, alongamentos, entre outras atividades, trazem muito benefícios para o corpo e para a mente. Além de aliviar dores, também ajudam a ter disposição e a estar mais ativo. Entenda melhor por que fazer exercícios na terceira idade [...]

Caminhadas, natação, pilates, alongamentos, entre outras atividades, trazem muito benefícios para o corpo e para a mente. Além de aliviar dores, também ajudam a ter disposição e a estar mais ativo. Entenda melhor por que fazer exercícios na terceira idade faz bem para a saúde.

Um fato a ser destacado é que todas as atividades físicas de alto impacto devem ser feitas com orientação do médico ou preparador físico. Apenas os profissionais podem indicar a intensidade do treino ideal.

Tendo isso em mente, veja os motivos para investir nos exercícios depois dos 60 anos.

Por que praticar exercícios físicos na terceira idade?

Existem diversos motivos para investir nas atividades físicas ao longo da vida. Muito além de manter o corpo saudável, continuar ágil depois dos 60 oferece mais independência e satisfação pessoal.

Com os exercícios regulares é possível fortalecer a musculatura, prevenir o aparecimento de lesões, aliviar as dores causadas pela artrite e melhorar o desempenho das articulações.

Além disso, é possível preservar o organismo do aparecimento de doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. Sendo assim, entre os benefícios de fazer exercícios físicos na terceira idade estão:

  • Mais energia;
  • Mais flexibilidade;
  • Melhora na autoestima;
  • Diminuir a ansiedade;
  • Aumento da força física;
  • Sensação de bem-estar físico e emocional;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Controle do peso;
  • Evitar a depressão;
  • Aumentar a imunidade.

A única advertência é respeitar o condicionamento físico pessoal e nunca ir além do limite de cada corpo. Por isso, ter a indicação de um profissional da saúde é muito importante antes de começar os exercícios.

Quais atividades físicas são indicadas para a terceira idade?

As atividades físicas mais indicadas na terceira idade são aquelas que proporcionem sensação de prazer e ânimo. O mais importante é estar bem disposto e contente durante e após as práticas.

Outro fator importante para ter o melhor aproveitamento nas atividades é ingerir bastante água e manter uma dieta equilibrada. Faça um alongamento antes de começar os exercícios e prefira os horários da manhã.

A frequência indicada é de 3 a 5 vezes na semana durante 30 minutos, no mínimo. Porém isso deve estar de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa.

Entre os exercícios físicos mais praticados depois dos 60 podem ser destacados os seguintes:

  • Caminhada;
  • Hidroginástica;
  • Natação;
  • Dança;
  • Yoga;
  • Andar de bicicleta;
  • Alongamento;
  • Pilates;
  • Yoga.

Escolha aquele que se encaixa melhor com seus gostos e comece suas práticas. Para maior parte das atividades será necessário apresentar seu atestado de saúde. Por isso, vá ao clínico geral e realize seus exames de rotina para verificar se está tudo em ordem. Assim, poderá fazer suas práticas sem medo e com segurança.

Agora que você já sabe por que fazer exercícios físicos na terceira idade, invista em uma vida mais ativa e saudável. É possível, sim, chegar aos 60 com mais disposição e bem-estar.

Para complementar a prática das suas atividades físicas, você pode utilizar um suplemento natural. Ele ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e a evitar as crises depressivas. Além disso, ainda regula o sono e deixa você mais animado. Faça o teste e confira!

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