Scroll Top

Saúde

Saiba agora como tratar artrite de forma natural

Quem sofre com artrite, precisa controlar ao máximo a doença, e por ser uma condição que complica muito a mobilidade, o tratamento deve ser multidisciplinar para aliviar ao máximo o desconforto e devolver a autonomia ao paciente. Porém existem formas [...]

Quem sofre com artrite, precisa controlar ao máximo a doença, e por ser uma condição que complica muito a mobilidade, o tratamento deve ser multidisciplinar para aliviar ao máximo o desconforto e devolver a autonomia ao paciente. Porém existem formas naturais de como tratar artrite sem ficar escravo dos remédios que causam efeitos colaterais. Continue lendo para entender!

Terapias e fisioterapia são grandes aliados contra a artrite

Idoso de andador junto a um médico

A fisioterapia é imprescindível para quem está em busca de como tratar artrite. Os exercícios físicos orientados por um fisioterapeuta podem ajudar na perda de mobilidade e aliviar as dores. Os alongamentos evitam que os tendões sofram deformações pela inatividade, assim como, a longo prazo, ajudam a manter a funcionalidade das articulações que já sofreram deformidades.

Uma ótima forma de como tratar artrite também é a terapeuta ocupacional. Você deve estar se perguntando como isso funciona, certo? Bom, a terapia ocupacional pode ajudar a pessoa que sofre de artrite a manter sua autonomia, através de adaptações dos espaços e objetos, além de auxiliar no movimento das articulações com técnicas cinesioterápicas. O profissional desta área deve estar presente se for necessário o uso de acessórios que facilitem a manutenção das atividades diárias do paciente.

Cuidando-se em casa

Senhora feliz olhando para uma moça que a segura pela mão

O problema de usar medicamentos na redução das inflamações é que, apesar dos resultados positivos, a longo prazo eles representam um perigo para a saúde, implicando em efeitos colaterais como problemas nos rins, fígado e estômago. Alguns remédios apenas aliviam os sintomas, servindo como meros paliativos, oferecendo riscos a longo prazo, fora que não evitam a ocorrência de deformidades.

Por isso, é essencial que algumas ações sejam adotadas em casa para melhorar os sintomas. E, claro, elas devem ser complementares, sem substituir a orientação médica. Vamos dar alguns exemplos agora de como tratar artrite de forma natural:

  • Compressas quentes

Pode parecer bobagem, mas as compressas quentes são ótimas para reduzir a inflamação, relaxando os músculos e aliviando dores. De pouquinho em pouquinho, pode-se ver uma diminuição na rigidez e dificuldades de movimentação. Compressas frias podem também ser boas para diminuir o inchaço. Nunca deixe de conversar com seu médico para estabelecer o tempo de aplicação das compressas e os melhores horários para isso.

  • Exercícios

Muitas pessoas que sofrem de artrite sentem mais dores quando estão em repouso. Logo, quanto mais você se mantém parado, pior fica a situação das juntas. Uma maneira de manter as funções das articulações por mais tempo é a introdução de exercícios físicos leves na rotina. Claro que a fisioterapia também deve ser feita, mas é importante também que o paciente faça exercícios em casa. Também deve-se ter acompanhamento médico para formular esta rotina de exercícios.

  • Adaptação de ambientes

Você sabia que o banheiro é um dos locais mais perigosos para quem sofre de artrite, em especial o chuveiro, pois é onde acontecem mais quedas? Por isso, é bom adaptar a casa para evitar acidentes. Tapetes antiderrapantes no banheiro e cadeiras à prova d’água para banhos são uma ótima ideia. Para ajudar na cozinha, existem equipamentos próprios que ajudam a abrir garrafas, potes, latas, etc. Replanejar a casa pode ser complicado, mas facilita a vida de quem está lutando contra a artrite.

  • Fitoterapia

A fitoterapia é a preparação derivada de uma planta usada para fins medicinais. Há muito tempo, diversos fitoterápicos são usados para tratar a artrite. Assim como outros remédios convencionais que não são naturais, muitos fitoterápicos agem bloqueando a atividade das células e substâncias imunológicas, reduzindo a inflamação articular. O saldo positivo dos fitoterápicos se dá por não darem efeitos colaterais.

Plantas como a garra-do-diabo, unha-de-gato, gengibre, pimenta Cayenne, arnica, erva-baleeira e freixo, em forma de compressa, creme, chá ou comprimido, são grandes aliados de como tratar artrite.

Uma planta rica em propriedades medicinais é a cúrcuma, que lembra muito o gengibre, e é amplamente usada na Índia e na China. Foi comprovado que a cúrcuma possui substâncias anti-inflamatórias e, quando consumida em cápsulas, pode-se obter o máximo dos benefícios delas.

Um remédio fitoterápico que cumpre bem o papel de oferecer a cúrcuma na dose correta contra a artrite é o Fito Cúrcuma, que ajuda a reduzir as dores articulares, equilibra o sistema imunológico e devolve a autonomia à vida de quem tem artrite. Sua eficácia é comprovada por várias pessoas que já usaram e deram seus depoimentos sobre como sofriam antes de adotar os métodos fitoterápicos do Fito Cúrcuma.

Para saber como ele também pode mudar sua vida, acesse o site oficial do Fito Cúrcuma.

Fique Atualizado!

Redação

Sobre o autor

Saiba mais!

Comentários

0 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: